20 de maio de 2011

Projecto com inicio nos adeptos

Caro Adepto,

Martin Luther King disse um dia: “O mais preocupante não é o grito dos que não têm crédito nem ética. O mais preocupante é o silêncio dos bons.”
Tem a ver com o Sport Lisboa e Benfica.
Todos nós formamos uma opinião mais ou menos perante aquilo que lemos e ouvimos, e o nosso clube para não variar, tem uma politica de comunicação com os seus adeptos insuficiente, logo a opinião que formamos invariavelmente não é a mais agradável.



Do lado do clube, vemos muitas coisas que podiam melhorar, se simplesmente não fossem tão adversos a informações negativas, pois hoje em dia, além de se desvalorizar os resultados menos bons, esconde-se essa informação para não melindrar os profissionais. Mas estamos muito longe, somos informados indirectamente por órgãos de comunicação social acerca da vida do nosso clube, somos levados muitas vezes a discutir assuntos que nem verdade são, perdemos tempo e desviamo-nos daquilo que é essencial, apoiar o clube de forma a que não tenha uma imagem tão frágil e de incapacidade para lidar com desinformação.



Mas mais grave do que isso é o Sport Lisboa e Benfica ser um baluarte da democracia e hoje em dia vive dias de clausura, sem opiniões diferentes e divergentes. Um clube monstruoso não pode funcionar sem uma massa crítica e actualizada dos acontecimentos que existem no dia-a-dia desportivo. Por outro lado esta incapacidade de diversidade existe uma falta de cultura de objectivos e metas em alta competição. Existe uma gritante falta de estudo da valia dos adversários e parte-se para competição com desvantagens impensáveis numa era das tecnologias da informação.




O Sport Lisboa e Benfica tem a dimensão actual, porque foi sempre à procura de algo mais daquilo que era possível ter e ser. O Sport Lisboa e Benfica tem que ter os adeptos organizados e a exigirem resultados e exibições convincentes e profissionais. O SL Benfica tem que impor metas e objectivos depois de analisadas as competições e os adversários que vão defrontar. O SL Benfica tem que informar os seus adeptos de uma forma clara e concisa. O SL Benfica tem que ouvir os seus adeptos e a sua opinião tem que ser válida. O SL Benfica precisa dos adeptos, para poderem ajudar a equilibrar a balança da informação na comunicação social…



O SL Benfica precisa de um projecto com início nos adeptos.
Com isto não quero tirar nem o mérito nem o espaço dos NN, Diabos vermelhos ou outro grupo de apoio, simplesmente é necessária uma associação de adeptos organizada para fazer face a tanta desinformação e pouca objectividade nas competições. Até porque a forma pensada para a associação não irá desenraizar ninguém dos seus hábitos nos estádios ou nos pavilhões, é outro tipo de trabalho.



Para fazer outro tipo de trabalho organizado, fora do estádio e dos pavilhões, um trabalho conjunto em prol do Sport Lisboa e Benfica. Está na forja o início de uma Associação de adeptos, de apoio ao SL BENFICA. Não pretende colocar ninguém na estrutura do clube, não pretende retirar ninguém da estrutura do clube (por enquanto), não é para GANHAR dinheiro, é por voluntariado, e é dentro do quadro da responsabilidade social que devemos ter perante um baluarte do desporto a nível mundial, é possível se simplesmente nós oferecermos um pouco do nosso tempo a analisar e a partilhar informação de forma, a que a informação que venha a sair, seja credível, real, objectiva e concisa, mas um produto concertado de um conjunto de adeptos e não acções isoladas e dispersas.



Precisamos de Benfiquistas que queiram fazer algo pelo clube, activos, com ideias e opiniões, e que sintam que podem fazer algo para uma melhor performance do clube.



Lanço um repto aos gloriosos adeptos a juntarem-se à causa.
Quem estiver interessado, na barra lateral existe um conjunto de documentos que devem consultar para se inteirarem melhor do âmbito do projecto e daquilo que ele pretende ser.



Santana de Azevedo


E PLURIBUS UNUM